Escolha uma linha
Diminuir Normal Aumentar
1
Indique para os seus amigos
Indique para os seus amigos

16/04/2013
Ciclo virtuoso
Sest Senat lança Ciclo de Palestras 2013

imagem

Para oferecer ainda mais conhecimento aos profissionais do transporte sobre a importância de questões sociais, como a cidadania e a qualificação profissional e, ainda, dos cuidados com a saúde, a Sest Senat apresenta oito novos temos - quatro relacionados à saúde e quatro voltados para a educação profissional - para o Ciclo de Palestras 2013.
O programa, lançado em 2007, tem como objetivo principal dar continuidade à capacitação das pessoas em atividades relacionadas ao setor de transporte, preparando-as para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Dessa forma, o Sest Senat acredita que os trabalhadores terão maior nível de empregabilidade.
Em seis anos, mais de 1,5 milhão de pessoas já participaram das palestras ministradas por especialistas no Sest Senat ou nas empresas de transporte. Em 2012, foram 369.487 participantes. Para 2013, a meta é atingir mais de 400 mil pessoas.
A cada ano, os assuntos a serem discutidos são sugeridos pelas próprias unidades do Sest Senat por meio de sondagens realizadas com os usuários durante os atendimentos realizados.
Neste ano, os temos abordados são "A combinação álcool, drogas e o trânsito", "Doenças endêmicas", "Noções básicas de educação financeira", "Violência doméstica", "Direção defensiva", "Fidelização de clientes", "Mobilidade urbana" e "Segurança, meio ambiente e saúde no transporte".
Todos os assuntos são apresentados com o auxílio de recursos audiovisuais, como vídeos e slides, além de apresentações de experiências em situações específicas. O tempo de duração de cada encontro é de aproximadamente duas horas e conta ainda com a apresentação do vídeo educativo/ilustrativo de aproximadamente vinte minutos, contendo entrevistas e depoimentos de especialistas em cada tema.
A novidade deste ano é que ao final de cada palestra serão distribuídos folder com as principais informações sobre o tema e os vídeos educativos utilizados na apresentação. Com a distribuição dos materiais, o Sest Senat espera que o conteúdo abordado nas palestras seja também repassado a outras pessoas que não puderam estar presentes nos eventos.

Temas selecionados
A necessidade de um trânsito cada vez mais seguro passa pela conscientização de todos os motoristas sobre o risco do uso do álcool e de drogas antes de dirigir. Na palestra sobre o assunto, são abordados os problemas gerados por essa combinação, muitas vezes fatal.
Segundo a psicóloga e instrutora do Sest Senat de Goiânia (GO), Terezilda Cândido Costa, infelizmente, esse é ainda um hábito de muitos motoristas no Brasil que precisa ser mudado. "Quem dirige qualquer tipo de veículo precisa entender que esse é um problema sério, que traz conseqüências graves. Na palestra, esse é o nosso foco: conscientizar para a mudança", explica ela.
Além disso, a psicóloga ressalta que durante os encontros são apresentados os prejuízos - sociais e econômicos - que essa prática causa ao país. "Mostramos os números dos acidentes e quanto isso custa aos governos e à sociedade".
Os acidentes de trânsito também podem ser evitados utilizando inteligência, habilidade, racionalidade e bom senso. A direção defensiva é mais um dos temas abordados no Ciclo de Palestras 2013. Dirigir de forma correta e preventiva reduz o número excessivo de mortos, de feridos e de pessoas incapacitadas para o trabalho e para uma vida normal.
"A direção defensiva deveria ser uma prática diária de todos os motoristas, profissionais ou não. Se as técnicas foram realmente utilizadas, reduziríamos muito o número de acidentes de trânsito. É esse o recado que queremos passar durante a palestra", ressalta Henrique Baptista, técnico de formação profissional do Sest Senat de Ribeirão Preto (SP).
Diante do crescimento das cidades, da movimentação de produtos e de pessoas, da expansão da frota de veículos e da falta de segurança no transporte, as ações de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) no transporte são assenciais. O tema também faz parte das palestras desenvolvidas pelo Sest Senat em 2013. Durante os encontros, serão passadas orientações sobre formas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, por meio da eliminação ou diminuição dos riscos no trabalho, tendo como meta a manutenção da saúde e da integridade física dos trabalhadores.
E no ano em que o Brasil começa a receber os grandes eventos esportivos programados até 2016, o tema mobilidade urbana se faz cada vez mais presente no noticiário e nas conversas do dia a dia. Mas será que todo mundo conhece o real sentido da expressão? A palestra oferecida pelo Sest Senat tem como objetivo orientar o público em geral - em especial os trabalhadores do setor de transportes que vivem sob tensão adicional de lidar com o trânsito - sobre o que é a mobilidade urbana e como ações simples e bem direcionadas podem ser realizadas para melhorar a dinâmica de movimentação dentro das cidades brasileiras.
De acordo com o instrutor do Sest Senat de Deodoro, no Rio de Janeiro (RJ), José Wilton Câmara Caruso, é importante pensar e discutir a mobilidade urbana do ponto de vista não só do usuário, mas também de quem trabalha no setor. "Muito se fala em integração dos sistemas de transporte, mas ainda não conseguimos vivenciar isso de forma concreta no Brasil. Apresentar o tema aos nossos alunos e à comunidade de forma geral permite encontrar soluções para o trânsito nas cidades brasileiras."
Pensando na promoção da saúde dos trabalhadores do setor e de seus familiares, o Sest Senat apresenta dicas e orientações sobre transmissão, sintomas, diagnósticos e tratamento das doenças endêmicas que ocorrem em determinadas regiões do país por causada da falta de saneamento básico, da ausência de hábitos saudáveis e das condições precárias do cotidiano dos trabalhadores.
Na palestra "Noções básicas de educação financeira" são passadas dicas e orientações sobre como o planejamento ajuda a estabelecer limites de gastos, reorganizar as despesas, enxergar e corrigir os desperdícios, estabelecer metas e entender o princípio mais importante do desafio de equilibrar as contas todo o mês: não gastar mais do que se tem.
Infelizmente, a violência doméstica é um dos grandes problemas da atualidade. Inúmeras famílias convivem com o temor das agressões e com as seqüelas da violência em seus lares. A palestra sobre o tema permite refletir sobre essa importante questão, entendendo quais os fatores que favorecem essa forma de violência e, principalmente, como evitá-los.
Como manter a fidelização de clientes em um mercado cada vez mais concorrido é o oitavo tema do Ciclo de Palestras 2013. Com o crescimento da concorrência e também do nível de exigência dos clientes, as empresas precisam inovar e criar diferenciais para atrair novos clientes. De forma simples, a palestra orienta como conquistar o espaço no mercado e fazer bons negócios por meio da mudança de atitude coletiva e sem grandes investimentos financeiros.
As palestras seguem até o fim do ano em todas as unidades do país. Empresas de transporte interessadas em participar da programação devem procurar o Sest Senat mais próximo para agendar a palestra. Informações pelo telefone 0800 728 2891.

 

 

CICLO DE PALESTRAS
TEMAS SELECIONADOS PARA 2013

A combinação álcool drogas e o trânsito - Aborda os riscos dessa combinação perigosa que tira a vida de muitos brasileiros diariamenteDoenças endêmicasOrientações sobre transmissão, sintomas, diagnóstico e tratamento de doenças causadas por causa da falta de saneamento básico, ausência de hábitos saudáveis e condições precárias do cotidiano dos trabalhadores

Noções básicas de educação financeira - Dicas e orientações sobre como o planejamento ajuda a estabelecer limites de gastos, reorganizar as despesas, corrigir os desperdícios e estabelecer metas

Violência doméstica - Convida a todos a refletir sobre essa importante questão, entendendo quais os fatores que favorecem essa forma de violência e, principalmente, como evitá-losDireção defensiva
Debate sobre um dos maiores problemas do Brasil: os acidentes de trânsito, que podem ser evitados utilizando inteligência, habilidade, racionalidade e bom senso

Fidelização de clientes - Palestra orienta como conquistar o espaço no mercado e fazer bons negócios por meio da mudança de atitude coletiva e sem grandes investimentos financeirosMobilidade urbana. Tem como objetivo orientar o público em geral sobre o que é mobilidade urbana e como ações simples e bem direcionadas podem ser realizadas para melhorar a vida nas cidadesSegurança, meio ambiente e saúde no transporteTraz orientações sobre formas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais por meio da eliminação ou diminuição dos riscos no trabalho

 




voltar
rodapé Cartão MelhorCartão Melhor Rodrigues Design Viação Sudeste Viação Santa Luzia Ir e Vir Cartão Melhor