Escolha uma linha
Diminuir Normal Aumentar
1
Indique para os seus amigos
Indique para os seus amigos

11/04/2013
Livro registra a saga da Marcopolo
Fonte: Boletim de Notícias do Transporte

imagem

Comemorando seus 63 anos de atividades, a Marcopolo, por meio da iniciativa de seu presidente emérito, Paulo Belini, lançou o livro "Marcopolo, sua viagem começa aqui".

Lançado pela editora Campus/Elsevier, o livro compila, em mais de 300 páginas, entrevistas e histórias contadas por mais de 90 participantes, que mostram a trajetória da empresa até se transformar em uma das maiores fabricantes internacionais de ônibus. "São memórias e relatos que revelam uma cultura empresarial peculiar, com a qual convivemos com naturalidade, sem nos dar conta da sua decisiva importância, e construída por muitos que, de alguma forma, relacionam-se com a Marcopolo", destaca Bellini.

Os depoimentos do livro foram coletados e transcritos pela jornalista Suzana Naiditch.

Participaram pessoas que acompanharam cada momento da empresa e que têm sua história ligada à da companhia, mostrando como cada vivência contribuiu para tecer a cultura da Marcopolo e seus valores.

"Decidi reviver aquelas passagens que ajudam a explicar o que faz a empresa e, assim, honrar toda essa herança que só aconteceu porque parceiros essenciais se engajaram no projeto, trabalhando com dedicação e espontaneidade", revela Belini.

A ideia inicial era produzir um material para o público interno da Marcopolo, que servisse também para reforçar o modelo de gestão estruturado a partir dos anos 80, depois de uma viagem dos executivos ao Japão.

Foram sendo agregados outros temas, e o projeto ganhou nova dimensão.

Foi quando a psicóloga e consultora Marilda Vendrame passou a coordenar os trabalhos.

O livro tem a participação de importantes empresários nacionais e internacionais, em depoimentos destacados, como Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho de Administração da Gerdau; Ratan Tata, executivo da Tata Sons; José Galló, executivo das Lojas Renner; José Antonio Fernandes Martins, presidente da Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus), e do arquiteto e urbanista Jamie Lerner.




voltar
rodapé Cartão MelhorCartão Melhor Rodrigues Design Viação Sudeste Viação Santa Luzia Ir e Vir Cartão Melhor