Escolha uma linha
Diminuir Normal Aumentar
1
Indique para os seus amigos
Indique para os seus amigos

28/05/2012
Plano de Mobilidade Urbana - Cachoeiro de Itapemirim-ES – 2009-2012
Seminário apresentou melhorias no transporte coletivo da cidade

imagem

"O novo conceito de mobilidade urbana determina a adoção de uma visão sistêmica sobre toda a movimentação de bens e de pessoas, envolvendo todos os modos e todos os elementos que produzem as necessidades de deslocamentos; diferentemente da maneira tradicional que trata isoladamente o trânsito, o planejamento e a regulação do transporte coletivo, a logística de distribuição das mercadorias, a construção da infraestrutura viária e das calçadas, etc."


Para tratar desse tema e de outros tantos desafios inerentes ao desenvolvimento das cidades modernas, o Consórcio Cachoeiro Integrado em parceria com a Prefeitura Municipal de Cachoeiro e a Agersa realizaram no último dia 24/05 no Sest Senat o I Seminário Municipal de Mobilidade Urbana. O evento contou com a participação do Prefeito Municipal Carlos Casteglione, lideranças comunitárias e de diversos segmentos da sociedade, além de representantes do Consórcio Cachoeiro Integrado. Para a apresentação dos painéis o evento contou com a presença do Secretário Estadual de Transportes Fábio Damasceno e do Especialista em Marketing de Transportes Roberto Sganzerla.

Na ocasião foi apresentado aos presentes o Plano de Mobilidade Urbana de Cachoeiro 2009-2012, que teve sua primeira etapa concluída. Novos pontos de ônibus, mudanças no trânsito, nova frota de transporte coletivo, bilhetagem eletrônica e vans adaptadas para cadeirantes estão entre os itens do documento. Nos últimos três anos, essas e outras mudanças em Cachoeiro de Itapemirim já fazem parte do cotidiano e integram o Plano de Mobilidade Urbana.
Por parte da prefeitura, os levantamentos e estudos que embasaram o plano foram conduzidos principalmente pela Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa) e o Departamento de Fiscalização dos Transportes, ligado à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
"A cidade está crescendo muito, e a prefeitura tem promovido uma série de ações para acompanhar, em um volume nunca visto antes na região. O plano já permitiu várias melhorias e possibilita que as mudanças continuem ocorrendo, para evolução constante da qualidade de vida dos cachoeirenses", destaca o Prefeito Casteglione.

 

Confira as 12 ações da primeira fase do Plano de Mobilidade:
1-Implantação da bilhetagem eletrônica
2-Padronização da frota
3-Renovação da frota
4-Acessibilidade
5-Programa Ir e Vir
6-Melhoria no sistema Passe Livre
7-Ajuste de horários
8-Melhorias radicais e significativas no trânsito da cidade
9-Contratação de estudo técnico para elaboração da planilha do preço da tarifa urbana
10-Tarifa diferenciada com desconto para o Cartão Melhor Cidadão
11-Criação de faixa preferencial no trânsito para transporte coletivo
12-Construção dos abrigos / pontos de ônibus

 

No evento, o prefeito anunciou ainda a aquisição de mais um veículo para o programa Ir e Vir, que disponibiliza vans gratuitamente para transporte de cadeirantes. O usuário recebe o serviço na porta de casa, com toda a comodidade. O programa já contava com duas vans adaptadas e atende hoje cerca de 350 pessoas.
Integrante do Consórcio Cachoeiro Integrado, a Viação Flecha Branca anunciou também no evento a aquisição de 06 novos ônibus e preocupada com a responsabilidade ambiental, usará de forma pioneira no Estado um novo sistema que permite drástica redução na emissão de poluentes, o que trará benefícios a toda a população. A emissão calculada é de apenas 13% do índice registrado na frota comum. A empresa ainda lançou oficialmente sua campanha de imagem que já está nas ruas desde o mês de Abril.

O evento foi encerrado com um coquetel e visitação aos micro ônibus recém adquiridos, que já estão em circulação pela cidade.

 

Clique aqui, e veja o Jornal do Evento de Mobilidade Urbana.

 




SEMINÁRIO




PLANO DE MOBILIDADE URBANA



voltar
rodapé Cartão MelhorCartão Melhor Rodrigues Design Viação Sudeste Viação Santa Luzia Ir e Vir Cartão Melhor