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16/01/2012
Emprego no Transporte
Por Eduardo Carlette - Jornal O Fato 10/01/2012

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Poucos têm a noção da importância do setor de transporte coletivo de passageiros para o desenvolvimento local através da geração de emprego e renda.

Em uma empresa de transporte coletivo urbano, o maior custo é proveniente do pagamento de salários, beneficio, e encargos sobre os funcionários. Costumamos dizer que a mão de obra, é o maior "insumo" inerente sobre a atividade.
O segmento de transporte coletivo urbano de passageiro trabalha todos os dias, praticamente 24 horas, o que obriga a contratação de muitos funcionários, principalmente para atender as regras da legislação trabalhista, sem falar nas folgas e férias.
Aliás, a legislação trabalhista em vigor, criada em 1943 e com poucas atualizações, conflita diretamente com a atividade de transporte coletivo de passageiro o que encarece e dificulta sobremaneira a operação.
O custo da mão de obra é considerado fixo, independe da quilometragem percorrida ou número de passageiros transportados. O que na pratica quer dizer que caso a empresa não opere, por qualquer motivo ou que a demanda caia, como em dias de chuvas ou período de férias, mesmo assim, o custo dos funcionários não mudam.
Para cada ônibus em operação, são necessários quase 6 funcionários, dentre eles: (diretos) motorista e cobrador; (indiretos) mecânico, lavador, abastecedor, borracheiro, lanterneiro, administrativo, despachante, fiscal, entre outros.
Atualmente a Viação Flecha Branca, uma das maiores empregadoras do município, possui em seu quadro de funcionários, aproximadamente 600 colaboradores, o que representa 2.400 empregos indiretos. Com isto, a empresa investe maciçamente em qualificação e cumpri rigorosamente as leis que incidem sobre grandes geradores de emprego, como projeto do governo federal "Menor Aprendiz", além de estagiários, quotas de pessoas com deficiência entre outros.
 

Eduardo Carlette é Diretor Comercial da Viação Flecha Branca - Bacharel em Direito e Pós graduado em Gestão Pública.




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