Escolha uma linha
Diminuir Normal Aumentar
1
Indique para os seus amigos
Indique para os seus amigos

19/12/2011
Planejar é essencial
Por Eduardo Carlette - JORNAL O FATO

imagem

Coluna Especial Semanal sobre Transporte - Jornal O Fato

 

PLANEJAR É ESSENCIAL

 

Acredito que estamos num momento decisivo, em que podemos tomar dois caminhos: o do avanço, com o aumento dos investimentos e do uso do transporte público, seguindo o modelo das cidades inteligentes e modernas ou o do retrocesso, por conta da falta de planejamento e investimentos no transporte público coletivo.

O sistema de transporte é fator fundamental quando se pensa em cidades funcionais, mais acolhedoras e com melhor qualidade de vida. As pessoas têm a falsa impressão de que o transporte público atrapalha a mobilidade, implica em risco para os passageiros, ou que é menos seguro do que o transporte individual. Isso é uma bobagem. As estatísticas não mostram isso. O ambiente da rua e o automóvel são mais arriscados do que o ambiente do transporte público.

Soluções que buscam dar prioridade ao transporte público e diminuir a circulação de automóveis em regiões centrais vêm sendo adotadas em várias cidades. Em Cachoeiro, as intervenções viárias, mesmo que modestas, já apresentam resultados satisfatórios no transporte público. É sensível a melhoria no tempo de viagem dos ônibus, fazendo com que os passageiros tenham mais confiabilidade nos horários, assim, incentivando o seu uso.

Para que o crescimento seja sustentável e sadio é necessário um compromisso com planejamento estratégico no transporte público e em especial no transporte de passageiros. O planejamento tem que ser baseado em mobilidade e a favor de um enfoque em facilidade de acesso. Cidades eficientes com sistemas planejados, reorganizam sua infra-estrutura proporcionam aos usuários melhor qualidade de vida.

Investimentos em transporte podem ajudar a atrair nova vida a áreas problemáticas e encorajar re-desenvolvimento de centros urbanos. Mais realisticamente, o transporte coletivo pode revigorar velhos centros comerciais que já foram vibrantes e acelerar o ritmo de conversão de uso adequado em distritos e áreas que sofrem de instalação comercial lenta.

O Transporte é fator determinante de qualidade de vida nas cidades. Planejar é essencial.

 

Eduardo Carlette é Diretor Comercial da Viação Flecha Branca - Bacharel em Direito e Pós graduado em Gestão Pública.

 




voltar
rodapé Cartão MelhorCartão Melhor Rodrigues Design Viação Sudeste Viação Santa Luzia Ir e Vir Cartão Melhor