Escolha uma linha
Diminuir Normal Aumentar
1
Indique para os seus amigos
Indique para os seus amigos

24/04/2011
Vacina contra gripe disponível a partir de segunda (25)
Idosos, Gestantes, Profissionais da área de saúde e crianças com idade entre seis meses e dois anos

imagem

Começa nesta segunda-feira (25) em Cachoeiro de Itapemirim a campanha de imunização contra a gripe comum. Serão 19 dias de mobilização, nas unidades de saúde com sala de vacina de bairros e distritos.

Para os moradores que não podem comparecer durante a semana, a prefeitura vai abrir mais unidades no próximo dia 30, sábado. É o Dia D da campanha, com horários diferenciados: nas unidade da sede do município, as salas ficam abertas das 8h às 17h. Nas localidades e distritos, das 9h às 16h.

Em dias úteis, a vacina fica disponível em 17 locais, sempre das 7h às 16h, em bairros e distritos e nos centros de saúde Paulo Pereira Gomes, no Baiminas, e Bolívar de Abreu, no Guandu.

Ao contrário da política adotada até o ano passado, a campanha agora não tem foco específico nos idosos. As doses estão liberadas também para gestantes, profissionais da área de saúde e crianças com idade entre seis meses e dois anos. Desta vez, a mesma dose vai trazer as vacinas contra gripe comum (sazonal) e contra a nova gripe (H1N1).

Segundo a coordenadora municipal de Imunização, Valéria Gaburo, a Campanha Nacional de Vacinação vem contribuindo ao longo dos anos para a prevenção da gripe e suas complicações, além de causar um impacto considerável na redução das internações hospitalares, óbitos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

Ela reafirma a segurança das doses. "É impossível pegar gripe pela vacina, como algumas pessoas costumam afirmar. Não há risco algum", informou Valéria.

Os pais devem levar as crianças duas vezes aos postos de vacinação, quando será aplicada meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada, então, a segunda dose.

Na população com mais de 60 anos, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias. Entre os residentes em casas de repousos ou asilos, a redução na mortalidade chega a 60%.

Salas de vacina abertas durante toda a campanha, das 7h às 16h
Unidades dos bairros Abelardo Machado, Aeroporto, Aquidaban, BNH de Cima, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Penha, União, Vila Rica e Zumbi, dos distritos de Burarama, Córrego dos Monos, Itaoca, Pacotuba, São Vicente e Soturno e os centros de saúde Paulo Pereira Gomes, no Baiminas, e Bolívar de Abreu, no Guandu.

Unidades que vão ter vacina exclusivamente no Dia D - 30 de abril
Das 8h às 17h:
Unidades dos bairros Agostinho Simonato, BNH de Baixo, Coramara, Gilson Caroni, IBC, Novo Parque, Otton Marins, Paraíso, São Luiz Gonzaga, Valão e Village da Luz.
Das 9h às 16h:
Unidades da localidade de Santa Fé e dos distritos de Conduru, Coutinho e Gruta.

FONTE: Site da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim - www.cachoeiro.es.gov.br




voltar
rodapé Cartão MelhorCartão Melhor Rodrigues Design Viação Sudeste Viação Santa Luzia Ir e Vir Cartão Melhor