Escolha uma linha
Diminuir Normal Aumentar
1
Indique para os seus amigos
Indique para os seus amigos

02/06/2015
Mudanças no Despoluir
Alteração no Programa Ambiental do Transporte torna a vistoria dos ônibus mais rigorosa

imagem

O programa DESPOLUIR, implementado pelo SETPESP, vem ao longo dos últimos anos desempenhando importante papel nas empresas associadas. Milhares de ônibus já foram aferidos e vêm contribuindo para a melhoria da qualidade do meio ambiente.

O programa, que é gratuito e tem caráter orientativo, tem como principal objetivo reduzir a emissão de poluentes e, por isso, está em constante evolução. Visando aperfeiçoar os trabalhos de verificação da frota, o procedimento de medição foi alterado, de acordo com a Resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) 418/09, que estabelece critérios para a elaboração do PCPV –Plano de Controle de Poluição Veicular.

Isso significa que as avaliações das emissões de opacidade, feitas anteriormente somente com leituras de medições, que variam de 7 a 10 vezes, foram expandidas.

Segundo o instrumento normativo n°.06 do IBAMA, que regulamenta e estabelece os procedimentos para a avaliação do estado de manutenção dos veículos em uso, o DESPOLUIR deve agora fazer a inspeção visual de 18 itens, em marcha lenta e máxima de corte, utilizando um analisador de rotação, chamado “tacômetro”. Além disso, a coloração e a intensidade da fumaça devem ser avaliadas em aceleração livre, com um analisador de opacidade - opacímetro.

De acordo com o técnico do Despoluir, João Carlos Sanches, a inspeção é aprovada quando todos os itens de avaliação atender aos requisitos do IBAMA. Ao contrário, será reprovada “quando houver irregularidade em algum dos itens da inspeção visual, quando os registros de rotações estiverem fora dos limites estabelecidos e quando os índices de opacidade estiverem acima do máximo exigido”.

Alerta às empresas

De acordo com as normas vigentes, o DESPOLUIR teve a sua sistemática mudada e ficou mais rigoroso. As ações do programa estão sendo implementadas não mais só por meio de aferição veicular, mas também pela análise dos pontos críticos que influenciam na emissão de poluentes, pelo uso racional de combustíveis e – principalmente – pela transformação dos agentes do setor de transportes, para que eles adotem uma nova postura e se tornem multiplicadores da educação ambiental.

Por isso, é importante que as empresas de ônibus dediquem especial atenção à manutenção dos veículos bem como intensifiquem o treinamento de seus funcionários, de modo que eles tenham plena consciência da sua importância nesse processo.

Vale lembrar que a implantação do DESPOLUIR gera uma série de benefícios. Os resultados da medição possibilitam às empresas agirem preventivamente no controle de emissões e no uso racional do diesel. Por ser um trabalho abrangente, que inclui palestras e orientações aos mecânicos, motoristas e líderes, propicia também uma mudança de comportamento dos profissionais, a redução de custos com combustível e manutenção, isso sem falar na melhoria de imagem da empresa perante seus fornecedores, clientes e comunidade.

Sobre o DESPOLUIR

O DESPOLUIR – Programa Ambiental do Transporte, realizado em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), é um programa de âmbito nacional, que tem como objetivo promover a melhoria do desempenho ambiental no setor de transportes, por meio da redução da emissão de poluentes da frota, incentivo ao uso de energia limpa, aprimoramento da gestão ambiental das empresas, treinamento e mudança de comportamento dos profissionais do segmento.
De cunho eminentemente auxiliar para gestão de frotas, a adesão ao DESPOLUIR é espontânea e gratuita, cabendo às empresas associadas manifestarem-se para a implantação e desenvolvimento do programa.




voltar
rodapé Cartão MelhorCartão Melhor Rodrigues Design Viação Sudeste Viação Santa Luzia Ir e Vir Cartão Melhor