Escolha uma linha
Diminuir Normal Aumentar
1
Indique para os seus amigos
Indique para os seus amigos

12/08/2011
Projeto Ir e Vir ganha destaque nacional
Publicação na Revista Techni Bus

imagem

Conceituada revista do ramo de transporte coletivo divulga projetos premiados na última edição do Prêmio ANTP de Marketing e dedica um artigo especial para o nosso Projeto Ir e Vir, premiado na categoria Responsabilidade Social. Projeto Ir e Vir mais uma reconhecido nacionalmente por seu caráter inovador e de Responsabilidade Social. Veja abaixo artigo na íntegra:


EM CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM, UM ATENDIMENTO DIFERENCIADO NO TRANSPORTE COLETIVO PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS


A Viação Flecha Branca, de Cachoeiro do Itapemirim, criou um projeto que oferece atendimento diferenciado de transporte coletivo urbano para pessoas com deficiências físicas, neurológicas ou com dificuldade de locomoção, objetivando sua inserção nas atividades da sociedade e efetivando o direito de exercerem plenamente sua cidadania. O serviço é operado por duas vans e funciona de forma personalizada, com deslocamentos residência/destino/residência. O serviço especial Ir e Vir Transporte Solidário tem o objetivo de oferecer um atendimento diferenciado de transporte coletivo urbano para cadeirantes, tendo em vista seus compromissos profissionais, médicos, de educação ou de lazer, permitindo-lhes completa inclusão social. São objetivos específicos da iniciativa: trazer os usuários de cadeiras de rodas de volta à sociedade, fazendo-os novamente presentes na população economicamente ativa; melhorar a vida das pessoas, tornando possível que elas tenham acesso a tratamentos de saúde, educação, esporte, cultura e lazer; fazer da empresa exemplo e referência em transporte acessível em nível nacional. Por ocasião da apresentação do projeto, havia 186 cadeirantes cadastrados, e os registros mostram o atendimento médio diário de 28 cadeirantes.
A implantação do projeto envolveu a preparação de equipe de motoristas e de equipe de atendimento. O projeto é voluntário e de responsabilidade social, porém, para que atingisse seus objetivos, se fez necessário um investimento em divulgação e campanhas para estimular o uso das vans. O evento de apresentação do projeto aconteceu em 10 de setembro de 2009 juntamente com o lançamento do novo padrão visual dos sete ônibus da empresa e com a entrega da nova frota a cidade, que é 100% adaptada às normas de acessibilidade. Foram convidados autoridades, imprensa local, conselhos municipais, entidades formadoras de opinião e a população em geral. Foram confeccionadas peças de publicidade veiculadas, sobretudo, nos ônibus - internamente e no formato bus door. A empresa também investiu em banners, que foram utilizados no dia do evento do lançamento e posteriormente aproveitados no interior do ambiente de cadastramento. No ano de 2010, a empresa implantou o portal Ir e Vir (www.irevir.org.br), divulgando o projeto nacionalmente e difundindo informações sobre acessibilidade, notícias voltadas para pessoas com deficiências, depoimentos dos usuários no link intitulado A Vida sobre Rodas.
Cada van circula em média 400 km por dia e o valor do investimento da empresa em todos os custos relacionados ao funcionamento do projeto (combustível, salário dos motoristas, equipe de atendimento, site, sistema, estrutura, manutenção das vans, pneus etc.) giram em torno de R$ 20 mil/mês. Mas o investimento é adequado na visão da diretoria: "Ver pessoas sorrindo novamente, pessoas que chegaram a viver por 10, 15 ou 20 anos enclausuradas dentro de suas casas, afastadas, nos altos de morros, nos distritos vizinhos; algumas sequer conheciam a cidade, nada disso tem preço", está escrito no relatório do projeto.

REVISTA TECHNI BUS - Ano 20 N. 95




voltar
rodapé Cartão MelhorCartão Melhor Rodrigues Design Viação Sudeste Viação Santa Luzia Ir e Vir Cartão Melhor