Escolha uma linha
Diminuir Normal Aumentar
1
Indique para os seus amigos
Indique para os seus amigos

09/08/2011
Implantadas mudanças no trânsito de Cachoeiro
Fonte: Aqui Notícias

imagem

Uma das mais movimentadas de Cachoeiro de Itapemirim, a área da rua Bernardo Horta próxima ao supermercado Casagrande, no bairro Guandu, sofreu alterações de trânsito a partir desta segunda-feira (8). Para melhorar o fluxo de veículos e pedestres, a prefeitura implanta durante esta semana uma série de ações, que inclui até uma faixa preferencial para ônibus.

No mesmo dia passou a funcionar ali nova regra para quem trafega pela rua Delvo Perim - lateral ao supermercado -, mais um semáforo, este na avenida Jones dos Santos Neves, e novo local para faixa de pedestre.

São medidas que integram a nova política de melhoria da mobilidade urbana em Cachoeiro, estudadas em conjunto com o Conselho Municipal de Trânsito e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Outras mudanças já ocorreram desde o início do ano, e novas medidas, como no bairro Ibitiquara, serão anunciadas nas próximas semanas.

A faixa preferencial para ônibus terá início na esquina da drogaria Consolação e vai até a loja A Princesinha Calçados, sempre ao lado direito de quem trafega pela Bernardo Horta, que é de mão única.

Com isso, serão suprimidas as vagas de estacionamento nessa faixa, que passa em frente a outras três farmácias. As vagas para embarque e desembarque de clientes, obrigatórias nas proximidades desses estabelecimentos, serão transferidas ou para o outro lado da rua ou para trechos próximos, como a rua Hugo Zago Filho, do antigo Ciops.

Cruzamento

Na rua Delvo Perim, o semáforo já existente vai valer apenas para os veículos à direita, que vão cruzar a Bernardo Horta a fim de subir para a Santos Neves. Os demais veículos não vão mais precisar parar e terão trajeto restringido por tachões na pista obrigando conversão à esquerda. A medida é semelhante à aplicada recentemente na saída da rua Pedro Dias, que extingui semáforo e melhorou assim o fluxo de carros na avenida Beira Rio.

Com a restrição por meio dos tachões, os motoristas não vão poder cruzar a Bernardo Horta para acessar ruas adjacentes, como a Senador Mesquita, no bairro Santo Antônio. Para ter acesso a essas ruas, o motorista, ainda na Beira Rio, deve passar em frente ao restaurante Kelly e só depois entrar na Bernardo Horta.

Tempo mínimo

O encontro entre a avenida Jones dos Santos Neves e a rua Bernardo Horta vai receber as outras duas alterações na região: o novo semáforo e a nova localização de uma das faixas de pedestres. O semáforo vai organizar o cruzamento e ficará verde simultaneamente ao sinal da rua Delvo Perim, com tempo mínimo. A faixa passa do trecho em frente ao Casagrande para as proximidades do novo semáforo.

"Toda essa área começa neste início de semana a receber as modificações, para as novas regras passarem a valer nesta segunda-feira. Trata-se de um gargalo antigo, que sempre gerou muitos problemas, principalmente em horários de pico. Vamos organizar e gerar mais fluidez ao trânsito e dar destaque ao transporte público na cidade", anuncia o secretário municipal de Defesa Social, Guilherme Thompson.




voltar
rodapé Cartão MelhorCartão Melhor Rodrigues Design Viação Sudeste Viação Santa Luzia Ir e Vir Cartão Melhor