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05/08/2011
Sustentabilidade - Ônibus Mercedes-Benz com diesel de cana rodarão no Rio de Janeiro
Fonte: Canal do Transporte

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Ônibus serão abastecidos com uma mistura de diesel de cana com diesel S50 - B5

A Mercedes-Benz prossegue investindo em combustíveis alternativos. A montadora, em parceria com empresas e entidades, começa a testar ônibus abastecidos com uma mistura de diesel de cana com diesel S50 - B5 no Rio de Janeiro.
Testes - A montadora e a Viação Saens Peña iniciaram no Rio de Janeiro os testes com 30 ônibus urbanos OF 1722 abastecidos com 30% de diesel de cana e 70% diesel S50 - B5. O projeto envolve ainda as empresas Amyris Brasil, fabricante que desenvolveu o diesel de cana no País, BR (Petrobras Distribuidora), entre outras, além da Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro).
Recentemente, a Mercedes-Benz realizou testes com ônibus urbanos abastecidos com 10% de diesel de cana em São Paulo, que resultaram na redução de 9% nas emissões de Material Particulado, sem aumentar as emissões de Óxidos de Nitrogênio. Na etapa do programa no Rio de Janeiro, de acordo com a montadora, o uso de 30% diesel de cana proporcionará 4% de redução das emissões de Material Particulado - PM e 3% das emissões de Óxidos de Nitrogênio - NOx, quando comparado com o novo Diesel S50-B5.
Já na comparação com o Diesel S500 - B5, ainda em uso em muitas cidades brasileiras, a redução deve ser de 10% de Material Particulado e de 7% de Óxidos de Nitrogênio - NOx, segundo Gilberto Leal, gerente sênior de desenvolvimento de motores da Mercedes-Benz. A montadora destaca ainda outro resultado em relação à manutenção do desempenho do veículo: mesmo com 30% de diesel de cana, nos ensaios comparativos em banco de provas, todos os parâmetros de controle do motor permaneceram exatamente iguais. "Trouxemos para a cidade uma solução madura, cuja eficiência foi atestada em São Paulo", ressalta Ricardo Silva, vice-presidente de Ônibus América Latina da Mercedes-Benz.
A Amyris Brasil fornecerá o seu exclusivo Diesel de Cana, combustível renovável derivado da cana-de-açúcar, durante os 12 meses dos testes no Rio de Janeiro. Já a Fetranspor usará os dados coletados para avaliar os benefícios no desempenho e no meio ambiente, cujos resultados serão apresentados na Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável a ser realizada na cidade em Junho de 2012.
De acordo com o CEO da Amyris, John Melo, esse será o primeiro uso em larga escala do Diesel de Cana em uma mistura de 30% no Brasil. "Estamos empolgados em expandir o uso de nosso diesel renovável para a segunda maior cidade do Brasil", destaca.




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