Escolha uma linha
Diminuir Normal Aumentar
1
Indique para os seus amigos
Indique para os seus amigos

05/08/2011
Montadoras brasileiras se preparam para atender ao Proconve P7
Fonte: Redação Revista Pirelli Club Truck

imagem

Para minimizar os danos ambientais causados pelas emissões de poluentes na atmosfera, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) criou em 1986 o Proconve - Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. Diferentemente da norma EURO - vigente no continente europeu -, o Proconve diferencia as normas para veículos leves (L) com motores dos ciclos Otto - movidos a gasolina, álcool, GNV ou flex fuel - e para veículos pesados (P) com motores a diesel.

Em 2012, entrará em vigor a fase P-7 do Proconve (similar à EURO V); e as montadoras já estão se preparando para essa mudança significativa que afetará todos os envolvidos no setor de transportes. Confira abaixo os principais lançamentos das montadoras brasileiras:

MAN Latin America:
Pela primeira vez na América do Sul, os ônibus da marca Volkswagen recebem motorização MAN, já em montagem no País. Novos motores Cummins complementam a oferta da nova tecnologia Euro 5 aos consumidores, atendendo à entrada em janeiro de 2012 da nova fase do PROCONVE P7.

Entre os modelos da linha Volksbus 2012, estão o VW 5.150 OD, VW 8.160 OD, VW 9.160 OD / VW 9.160 OD Plus - modelos equipados com motor Cummins e sistema de pós-tratamento de emissões (SCR), baseado na utilização de ARLA 32 (AdBlue) -; VW 15.190 OD, VW 15.190 OD, VW 17.280 OT, VW 18.330 OT, VW 26.330 OTA - modelos equipados com motor MAN D08 com tecnologia EGR, dois estágios de sobrealimentação (2 turbocompressores) e sistema de injeção Common Rail.

Volvo:
Nova linha F de caminhões chegará ao mercado em 2012, com nova motorização e equipados com a tecnologia SCR. A linha FMX com motor 13 litros traz uma nova motorização, que torna os caminhões ainda mais potentes, proporcionando baixo consumo de combustível e grande produtividade. Já a gama de motores da linha FH ampliou-se em 20cv. A partir de janeiro próximo os veículos sairão da linha de produção com as seguintes potências: 420cv, 460cv, 500cv e 540cv. Já os FMX terão potências de 420cv, 460cv e 500cv.

Scania:
A linha de produção da planta de São Bernardo do Campo (SP) já está montando as primeiras unidades de caminhões em conformidade com o Proconve P7, que entra em vigor no Brasil a partir de 2012. A montadora optou por utilizar o sistema SCR.

Mercedes-Benz:
A montadora acaba de divulgar seus primeiros veículos totalmente adaptados à nova legislação: o caminhão Axor 2831 e o chassi para ônibus urbano OF 1722 serão os primeiros. Os modelos estão equipados com um pacote de tecnologias denominado de BlueTec 5 - sistema que agrega benefícios importantes para o meio ambiente -, que inclui a solução SCR de pós-tratamento de gases de emissões.

 




voltar
rodapé Cartão MelhorCartão Melhor Rodrigues Design Viação Sudeste Viação Santa Luzia Ir e Vir Cartão Melhor