Escolha uma linha
Diminuir Normal Aumentar
1
Indique para os seus amigos
Indique para os seus amigos

05/07/2011
Formação de Motoristas
Por Clésio Andrade

imagem

O crescimento da economia brasileira nos últimos anos colocou toda a sociedade diante de um grande desafio: onde encontrar profissionais em quantidade suficiente e com a qualificação necessária para preencher as inúmeras vagas de trabalho abertas em todos os segmentos produtivos, especialmente no setor transportador? Por Clesio Andrade. Posso afirmar, sem medo de errar, que a Confederação Nacional do Transporte está dando um passo importantíssimo no sentido de oferecer mão de obra capacitada para o setor, com o lançamento do Programa Nacional de Formação de Novos Motoristas de Ônibus, Caminhões e Carretas.

Por meio dele, serão formados 67 mil novos motoristas profissionais por ano e elevada de forma substancial a oferta de mão de obra especializada, o que atenderá a carência verificada atualmente no setor de transporte de carga e de passageiros.

Para viabilizar o cumprimento dessa meta, serão utilizadas as instalações das unidades do Sest Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em todo o país, unidas em um esforço conjunto para evitar a falta de profissionais nesse setor vital para a economia: o transporte.

Caberá também ao Sest Senat a aplicação do conteúdo teórico e o desenvolvimento da parte prática, em parceria com as empresas de cargas e de passageiros.

O público-alvo do programa são os motoristas recém-habilitados sem experiência com o setor, que terão a opção de escolher a formação para a condução de caminhões, carretas e ônibus (urbano e interurbano).

A iniciativa educacional está sendo implementada em parceria com o Ministério do Trabalho e se alia à proposta de estímulo ao acesso da população ao ensino técnico e a cursos profissionalizantes pelo Pronatec.o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica. O desafio é grande, mas a disposição dos transportadores é maior ainda.Com absoluta certeza. A disponibilidade de motoristas profissionais especializados para as empresas de transporte e a maior oferta de educação para trabalhadores no setor permitirão a inclusão de novos cidadãos no mercado formal de trabalho.

A ação liderada pela Confederação Nacional do Transporte vem ao encontro dos anseios da sociedade, atende as necessidades do mercado e garante a sustentabilidade econômica da atividade transportadora.

Garantindo, dessa forma, um futuro melhor para o trabalhador em transporte e para o país.




voltar
rodapé Cartão MelhorCartão Melhor Rodrigues Design Viação Sudeste Viação Santa Luzia Ir e Vir Cartão Melhor