Escolha uma linha
Diminuir Normal Aumentar
1
Indique para os seus amigos
Indique para os seus amigos

29/06/2011
PARABÉNS CACHOEIRO PELO SEU DIA!!
Conheça a origem do Dia de Cachoeiro

imagem

Quem foi o criador do Dia de Cachoeiro?

Newton nasceu em Cachoeiro em 11 de Agosto de 1911, filho do primeiro prefeito de Cachoeiro, Coronel Francisco Braga e de Rachel Coelho Braga. Fez, junto com seu irmão Rubem Braga, os estudos primários no Centro Operário e de Proteção Mútua. Formou-se em Direito pela Universidade de Minas Gerais, já publicando seus textos no jornal Cachoeirense "Correio do Sul"de seus irmãos Armando e Jeronymo Braga. Em Belo Horizonte, iniciou-se no jornalismo diário escrevendo reportagens e crônicas nos Diários Associados.

Com o falecimento de seu pai, em 1930, Newton decide voltar para casa. Assume o Cartório do 3 ofício; vira o beque central do Estrela do Norte Futebol Clube; torna-se o primeiro publicitário da região; diretor artístico da Rádio Cachoeiro, ajudando a construir seus áureos tempos; redator do Boletim mensal do Caçadores Carnavalesco Clube; redator de manifestos e discursos para campanhas de políticos (de qualquer partido).

Cria em 1938 o "Dia de Cachoeiro", na Festa de São Pedro e a figura do Cachoeirense Ausente número 1- hoje, tradição de nossa cultura, imitada por outros municípios. Casou-se em 1946 cm Isabel da Rocha Braga. O casal teve três filhos - Edson, Marília e Rachel.

Em 1945 publica o livro Lirismo Perdido. Escreveu também uma História de Cachoeiro para uso escolar. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1959 para possibilitar os estudos dos filhos, já mais crescidos. Lá, trabalhou na TV Tupi; em seguida na Revista Mundo Ilustrado na Secretaria de Saúde do Estado. Faleceu no Rio de Janeiro, na madrugada do dia 1 de Junho de 1962, sendo sepultado em Cachoeiro, terra que tanto amou e serviu.




voltar
rodapé Cartão MelhorCartão Melhor Rodrigues Design Viação Sudeste Viação Santa Luzia Ir e Vir Cartão Melhor