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12/01/2011
Passe Livre para 700 em Cachoeiro
Fonte: Jornal O Fato

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A reformulação do sistema de transporte popular - Passe Livre, antigo Transpop, já está integrado desde o dia 03 de janeiro. Agora, as pessoas que precisam do transporte popular gratuito só terão acesso à condução com a utilização de bilhetagem eletrônica, utilizando o "Cartão Melhor Passe Livre". Para ter tal benefício, as pessoas têm se enquadrar em um cadastro social, em que a renda por membro da família precisa ser inferior a R$ 140,00. A iniciativa envolve uma parceria entre a prefeitura e o Consórcio Cachoeiro Integrado (CCI), que vai utilizar a mesma tecnologia de bilhetagem eletrônica usada nas linhas de transporte pago.

Antes da ampliação, o programa atendia com somente com 12 ônibus na sede e 2 nos distritos, operando das 5h30 às 8h30 e das 17h00 às 20h00 em bairros específicos. Agora, o usuário cadastrado poderá utilizar as 56 linhas do transporte municipal, no entanto o número de passagens por dia dependerá de sua necessidade, avaliada no cadastro da prefeitura.

"Em apenas dez dias de implantação, o sistema já beneficia a 700 pessoas, totalizando 17 mil passagens liberadas para serem utilizadas conforme a necessidade do beneficiado em todas as linhas e horários da empresa", explica o gerente de tráfego da Viação Flecha Branca, Renato Borges. Antes da modernização, o sistema atendia a sete mil pessoas, que o utilizavam pelo menos duas vezes ao dia.

Ainda de acordo com Renato, a concessão do Passe Livre será mantida por cinco meses, já que representa um período em que à pessoa desempregada está assistida pelo Seguro Desemprego, concedido pelo governo. Após esse período, o cadastro poderá ser renovado caso a pessoa ainda necessite.

Renato também explica que muitos não estão conseguindo realizar o cadastro, pois estão acima da renda per capta mínima, portanto, empregadas e é dever do empregador conceder o transporte ao seu empregado e não a prefeitura.

"A modernização não representou uma diminuição na economia da empresa e sim, um aumento dos gastos", explica Renato. Com a mudança, mais 15 cobradores tiveram de ser contratados e isso representou um aumento nas despesas.

Cadastramento

Os usuários do transporte popular que ainda não se cadastraram devem se dirigir à Secretaria Desenvolvimento Social, localizada na Ilha da Luz. É preciso levar a certidão de nascimento ou casamento, identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e comprovante de renda de todos os membros da família. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h00.




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